Como em todos países existem feriados, com os países hispanohablantes não é diferente! As Datas comemorativas e Feriados na Espanha. Abaixo trarei para vocês, um pouco da cultura Espanhola e suas datas comemorativas.
Agora você já pode planejar aquela viajem ou conhecer um pouco mais da cultura da Espanha

1 enero : Año Nuevo (Ano novo)
Esta data é o Dia Mundial da Paz, além de Dia da Fraternidade Universal, sendo assim, um feriado internacional, adotado por quase todas as nações do planeta, a Espanha também adota este feriado.

6 enero: Reyes (Dia de Reis)
Este feriado também é comemorado no Brasil mas o Dia de Reis na Espanha é celebrado no dia 06 de janeiro(enero) como vimos acima as crianças esperam pelos Reis Magos. Os pequenos espanhóis escrevem cartas para reis com destino ao Oriente. Quem tiver se comportado bem durante o ano, ganha presente. Quem não tiver sido um bom menino ou menina recebe apenas um pedaço de carvão.Te remete a alguma tradição nossa?

14 febrero: Día de San Valentín (Dia de São Valentim)
O Dia de São Valentim é comemorado anualmente em 14 de fevereiro em diversos países do mundo, tais como Argentina, Espanha, Portugal, França, etc. Também conhecido como o Dia dos Namorados ou Valentine’s Day, esta é uma data especial celebrada por casais de várias partes do planeta, onde se comemora o amor e a união das pessoas que se amam.

Como o carnaval não é uma data fixa no calendário assim como acontece no Brasil clique aqui para saber sobre o Carnaval na Espanha.


19 marzo: Las fallas de Valencia (As falhas de Valência)
Esse festival da cidade espanhola de Valencia é muito peculiar e todo baseado em tradições super antigas. As fallas são grandes alegorias (de madeira, papelão, papel machê ou outros materiais) que ficam espalhadas pela cidade a partir da noite do dia 15 de março de todo ano. Do dia 15 até o dia 19 de março, que é o dia de San Jose, a cidade fica toda em festa e cheia de esculturas dos mais variados temas. À meia noite do dia 19 é que começa o grande espetáculo: todas as fallas (esculturas) são incendiadas! Sim, todo o trabalho dos artistas vira cinzas em alguns minutos, e essa que é a graça do festival, já que antigamente, fallas era o nome dado às tochas que as tropas do rei levavam para iluminar o caminho.

01 mayo: Día del trabajo (Dia do trabalho)
O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorado anualmente em 1º de maio em diversos países do mundo. O Dia do Trabalho é feriado nacional no Brasil, em Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outras nações.

15 agosto: Asunción de la Virgen (Assunção da Virgem)
A festa da Assunção é um feriado nacional em muitos países, incluindo partes da Alemanha (Baviera e Saarland), Áustria, Bélgica, Chile, Colômbia, Croácia, Eslovênia, Espanha, Equador, França, Grécia, Líbano, Lituânia, Itália, Malta, Maurício,[36] Paraguai, Polônia, Portugal, Romênia, Senegal, Suíça (em 8 cantões) e Vanuatu.[37]
Em muitos outros, festividades populares e procissões se realizam neste dia. Entre os países católicos e ortodoxos nos quais a data é importante, mas não é reconhecida como feriado, estão Argentina, Brasil, Filipinas, Irlanda, México, República Tcheca e a Rússia. No Canadá, celebra-se uma fête nationale entre os acadianos, que a têm por padroeira. O comércio fecha nas partes mais francofónas de Nova Brunswick.

12 octubre: Día de la Hispanidad (Dia da Hispanidade)
O dia 12 de outubro marca uma comemoração que abrange todos os países hispânicos: El día de la hispanidad.A partir dessa data, que marca o descobrimento da América, os povos latino-americanos e espanhóis se unem a favor de uma das mais influentes culturas do mundo: a cultura hispânica.Esta data é comemorada porque no final da Idade Média, Cristóvão Colombo promoveu o encontro de dois mundos que não se conheciam. Até o século XV, as civilizações americanas se desenvolviam separadamente, sem nenhum contato com o mundo antigo. Por outro lado, o mundo europeu buscava ampliar seus horizontes geográficos.

 01 noviembre: Día de todos los Santos (Dia de todos os Santos)
Dia de Todos os Santos é uma festa celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. Esta festa é celebrada pelos crentes de muitas das igrejas da religião cristã.

06 diciembre: Día de la Constitución (Dia da Constituição)
Na Espanha, o Dia da Constituição é um feriado nacional. Realiza-se em 6 de dezembro e é regulamentada pelo Decreto Real 2964/1983, de 30 de novembro. A comemoração do referendo de 1978 é comemorada em que o povo espanhol aprovou, por uma grande maioria, a atual Constituição, sendo publicado no Diário Oficial do Estado em 29 de dezembro do mesmo ano, entrando em vigor no dia de sua publicação. Em 6 de dezembro, a Administração Estatal, as Forças Armadas e os centros educacionais realizam vários eventos comemorativos.

08 diciembre: Inmaculada Concepción (Imaculada Conceição)
A Festa da Imaculada Conceição, ou o Dia de la Inmaculada Concepcion, como é conhecida na Espanha, é uma festa da Igreja Católica Romana. É um feriado nacional e possui um sentimento diferente por ser o começo do período de Natal em Barcelona. É o dia em que os católicos celebram a “concepção milagrosa” da Virgem Maria. Grande parte da população da Espanha é Católica Romana, então muitos consideram esse dia muito importante.

25 diciembre: Navidad (Natal)
Tradicionalmente, os espanhóis não celebram a chegada do velho barbudo vestido de vermelho. Em vez do Pai Natal, as crianças esperam pelos presentes dos Reis Magos, no dia 6 de janeiro. Ou seja, em Espanha, os mais pequenos devem esperar 12 dias extra para receber as suas prendas mas, hoje em dia, muitas famílias trocam presentes no dia de Natal e no dia de Reis.

28 diciembre: Día de los Santos Inocentes (Dia dos Santos Inocentes)
É uma das tradições mais populares e divertidas do Natal espanhol. É comemorado em 28 de dezembro e, durante esse dia, é permitido fazer piadas e é comum comprar itens engraçados em mercados de Natal conhecidos, como o da Plaza Mayor, em Madri. Parece que esta celebração relembra um episódio bíblico relacionado ao rei Herodes, embora ao longo dos séculos tenha evoluído para se tornar um dia animado em que a própria mídia costuma relatar algumas notícias loucas e falsas.
Uma das piadas mais comuns desse dia é colocar um pequeno pedaço de papel branco nas costas de alguém (sem perceber). Dizem então que uma mulher inocente foi gasta. No entanto, em muitos mercados de Natal (geralmente localizados nas grandes praças das cidades), você pode encontrar todos os tipos de itens divertidos (perucas, pós-pica-pica, tinta falsa …).
Muitas áreas da Espanha também têm, durante 28 de dezembro, outras celebrações próprias. Exemplos disso são o partido Los Locos de Jalance (em Valência, o prefeito de Los Locos governa a cidade por 24 horas), a Festa dos Santos Inocentes de Nogalte (em Múrcia, com danças populares e canto de gangues), o Dança de “Los Locos”, de Fuente Carreteros (em Córdoba), El “Obispillo” (celebrada em lugares como Burgos, Palencia e Murcia. Uma criança é escolhida para desempenhar as funções de bispo por um dia) ou a “Festa dels Enfarinatos ”de Ibi (em Alicante, onde há uma“ batalha ”de ovos, farinha e fogos de artifício).

Deixe uma resposta